18-Ago-2009 12:00 - Atualizado em 16/03/2016 09:08

Toshiba venderá notebooks com Blu-ray até o final de 2009

Derrotada na batalha pelo sucessor do DVD com seu formato HD DVD, Toshiba anuncia tocador de Blu-ray e laptop compatível ainda este ano.

A Toshiba vai lançar tocadores e notebooks com suporte ao formato de alta definição Blu-ray até o fim de 2009. No ano passado, a fabricante foi derrotada ao tentar implantar seu HD-DVD como formato sucessor do DVD.

"Percebendo o crescimento nos dispositivos digitais com suporte ao formato Blu-ray e a maior demanda pelos consumidores e revendedores, a Toshiba decidiu se juntar à Blu-ray Disc Association (BDA)", declarou a companhia em comunicado nesta segunda-feira (10/8). A BDA regulamenta as especificações técnicas para o formato de vídeo em alta definição.

A ação encerra uma jornada de quase sete anos para a Toshiba. Em agosto de 2002, a NEC propôs um formato de laser azul para substituir os DVDs em filmes de alta resolução. A Sony e outras fabricantes anunciaram que se juntariam aos esforços de desenvolver o Bly-ray Disc.

Após muitos debates e depois que os principais estúdios cinematográficos de Hollywood afirmaram que desenvolveriam filmes em Blu-ray, a Toshiba reconheceu, em fevereiro de 2008, que o formato que havia proposto, o HD DVD, havia sido derrotado.

Apesar da vitória, o Blu-ray Disc não obteve ainda tão grande adesão quanto era esperado.

Apenas 7% dos consumidores dos Estados Unidos que ainda não possuem um tocador de Blu-ray afirmam estar interessados em comprar um, apontou uma pesquisa realizada em abril deste ano.

Martyn Williams - IDG News Service