25-Mai-2018 10:07
Inteligência Artificial

The Chanceller: conheça a inteligência artificial que cancela serviços pra você

O Reclame Aqui está desenvolvendo o The Chanceler, uma inteligência artificial que consegue cancelar serviços por você. Entenda como ele funciona.

2018, editor,
2018
Todo mundo tem uma história frustrante para contar sobre o processo de cancelamento de um serviço por telefone, certo? Seja por conta da demora do atendimento ou da insistência quase abusiva em oferecer contra-propostas, essa sempre é uma experiência estressante. Entretanto, é possível que uma solução esteja surgindo pelas mãos do serviço online Reclame Aqui. Conheça agora o The Chanceller.

Focado em driblar situações problemáticas ou enroladas, o site Reclame Aqui desenvolveu a inteligência artificial batizada de The Chanceller. Assim, teremos um representante nosso para quando precisarmos cancelar serviços por telefone.

Superando dores de cabeça

Próprio para lidar com sistemas de atendimento com muitas opções, equipes com contra-propostas e ligações que caem toda hora, o The Chanceller serve para evitar nossas dores de cabeça. Isso porque o essa nova inteligência artificial do Reclame Aqui passa por toda essa jornada estressante no lugar do cliente.

Entretanto, esse sistema ainda está em fase de testes.  Além disso, o Reclame Aqui procura por formas de diminuir os custos do projeto, tornando-o mais acessível para todos os consumidores. A ideia primordial é tornar o serviço algo gratuito, o que tem atrasado um pouco seu lançamento.

Inteligência Artificial para o consumidor

A ideia original do The Chanceller é ser um aplicativo para celular. Assim, permitindo que qualquer pessoa possa se cadastrar e usufruir do serviço. O procedimento vai ser bem simples, basta completar algumas informações básicas que sempre são pedidas em pedidos de cancelamento, como CPF, data de nascimento e nome da mãe.

Assim, o aplicativo ligaria para o SAC necessário de acordo com os dados que o consumidor deixar para ele. O primeiro protótipo foi testado em abril com dez usuários do Reclame Aqui. O resultado foi um vídeo divulgado na página do Facebook do Reclame Aqui que mostra trechos das conversas dos atendentes.

Nesta primeira versão, as perguntas e respostas programadas foram focadas para atendentes de operadoras de telefonia. Pode-se ver que ainda está em uma etapa mais rústica do sitema, com a voz lembrando bastante o Google Tradutor, por exemplo. Entretanto, as possibilidades que se abrem com esse projeto são enormes.

Com o aumento exponencial do uso de atendentes digitais por empresas de cobrança, é possível que no futuro somente as máquinas conversem entre si por telefone. Assim, cada um terá seu próprio representante baseado em inteligência artificial lidando com esse tipo de burocracia. A questão que fica é: quando teremos isso de modo acessível?

Showmetech | UOL Economia