Imprensa

;
05-Mar-2020 11:56
Ambientes & Tecnologia

Salas de reunião mais compactas e voltadas à teleconferência ganham espaço em grandes corporações

março, 2020, editor, Revista Áudio e Vídeo
huddle rooms se destacam pelo uso da tecnologia de ponta e a otimização de espaços. Segundo pesquisas, tais ambientes tendem a se tornar os preferidos dos funcionáriosRevista Áudio e Vídeo

A tendência de espaços mais compactos e funcionais não vale apenas para ambientes residenciais. No segmento corporativo, as salas de reunião enormes, com capacidade para muitos assentos, também estão dando lugar a instalações mais compactas e funcionais, além de voltadas à videoconferência e à colaboração. Como apontou o Wall Street Journal recentemente, 73% das reuniões, hoje, envolvem apenas de duas a quatro pessoas. A expectativa é que, nos próximos anos, todas as salas convencionais sejam substituídas por esse novo modelo.

“É importante ter um ambiente que adote a informalidade e que aproveite, ao mesmo tempo, as ferramentas que facilitam a colaboração e aumentam a produtividade”, explica Carlos de Souza, Country Manager da Jabra no Brasil (multinacional dinamarquesa que atua no setor de soluções de áudio e som). “Em vez de um espaço formal de discussões, hoje, as salas de reuniões são pontos de encontro para alinhamentos frequentes que, em certos casos, não necessitam ser previamente agendados”.

2020, imprensa, Revista Áudio e Vídeo
Espaços mais compactos e funcionaisRevista Áudio e Vídeo

huddle rooms

Entram em cena as huddle rooms, que se destacam pelo uso de tecnologia de ponta e a otimização de espaços. Pesquisas de mercado comprovam que, por suas característias, esses ambientes se tornam mais utilizados pelos funcionários em comparação às velhas salas de reunião, que costumam ter apenas uma TV, conexão Wi-Fi e um monitor.

Um bom projeto de huddle room deve considerar, além de mesa e cadeiras para até cinco pessoas e uma TV, gadgets de vídeo de alta qualidade, que proporcionem aos participantes remotos a sensação de estarem dentro da sala. Desenvolvida para atender esta demanda de mercado, a Jabra Panacast, dispositivo plug-and-play já disponível no Brasil, realiza a captação de imagens panorâmicas e em qualidade 4K.

A solução conta com três câmeras de 13 Megapixels, cada, que trabalham de forma integrada e têm dois microfones embutidos,  além de promover a captura de imagens em até 180°, sem pontos cegos. Assim, todos os participantes (remotos ou não) conseguem ouvir, falar e serem vistos. Outros benefícios do dispositivo são o zoom inteligente (um detector de presença que se abre e fecha automaticamente) e o Vivid HDR (solução que realiza a compensação da luz ambiente de acordo com a iluminação da sala). 

Revista Áudio e Vídeo
Deixe seu Recado