Imprensa

;
29-Jun-2017 10:17 - Atualizado em 29/06/2017 10:35

Fiquei sem internet, e agora?

junho, 2017, imprensa,
Junho

Com certeza em algum momento da sua empresa ou até mesmo na sua casa você já ficou sem internet… 

Mas agora esse problema não existe mais, pois essa questão foi resolvida com equipamentos Draytek onde as soluções foram implantadas e agora a empresa não corre mais o risco de ficar sem internet .

Para isso temos em todos os modelos Draytek com 2 wans ou mais,  funções embarcadas sem custo algum de licença, são elas:

 

2017, editor,
2017

1. Load Balance (Balanceamento de links):

Um Load Balance verdadeiro consiste em dividir a carga entre links diferentes de forma transparente e de acordo com a capacidade dos links. Por exemplo, dois links de 1Mb e um link de 2, daria uma banda total para a rede interna de 4Mb. 50% do tráfego iria pelo de 2Mb e 25% em cada um dos de 1Mb.

Para um balanceamento completo e normal, você precisaria ter um ASN e BGP configurado com suas operadoras para que você não dependa de que link você usa. Não vou me aprofundar nisso.

Ai vem a pergunta...

“Consigo fazer um download a 4Mb/s?” – Não. Na forma mais “popular” e simples de balanceamento, quando uma estação faz uma conexão com destino a um IP na internet, o router (Draytek, seja o que for, chamarei ele de “o seu firewall Linux”) decide por qual dos links enviar, e guarda em cache aquela rota.

O cache de rota destino serve para que todos os pacotes de conexões com um mesmo destino saiam sempre pelo mesmo link.

Desta forma, se sua conexão com o site caiu pelo link de 1Mb/s, para esta conexão o limite é este. Outra conexão da mesma estação com outro site, poderá sair por outro link, de forma que com várias conexões transferindo dados uma só estação pode usufruir dos 4Mb totais de link, mas neste cenário, nunca uma conexão só usará a soma dos links.

2017, editor,
2017

2. Fail-over (Redundância)

O failover é a capacidade de determinado sistema/serviço migrar automaticamente para um outro sistema ou rede  redundante ou que está em standby quando da ocorrência de falha ou término anormal , do sistema ou da rede  que estava ativo até aquele instante. O Failover acontece sem intervenção humana e geralmente sem aviso prévio.

Os projetistas que desenvolveram os equipamentos com 2 Wans da Draytek já embarcaram as licenças Load Balance e Failover para serem configurados em ambientes que exigem continua disponibilidade e um alto grau de confiabilidade na rede.

Automatic House

Deixe seu Recado