Imprensa

;
07-Ago-2009 12:00 - Atualizado em 16/03/2016 09:08

Fibra óptica: Comunicações à velocidade da luz

A tecnologia da fibra óptica usa a luz do laser para transmitir em simultâneo dados, vídeo e voz - o chamado 'Triple Play'.

A rede de fibra óptica no mercado residencial é apresentada pelos operadores como a revolução tecnológica dos próximos 100 anos mas, para os consumidores, quatro passos chegam para ter comunicações 'à velocidade da luz'.

O segredo desta revolução chama-se fibra óptica, uma tecnologia que usa a luz do laser para transmitir em simultâneo dados, vídeo e voz - o chamado 'Triple Play'. Uma tecnologia que quando a largura máxima de banda da rede de cobre estava perto do seu limite.

Os operadores do mercado residencial - Portugal Telecom (MEO) e Sonaecom (Clix), ambas redes de fibra óptica, e ZON e Cabovisão (ambas redes híbridas de fibra e cabo coaxial, utilizando a tecnologia Docsis 3.0) - apresentam-nas como "verdadeiras auto-estradas para o transporte de informação a velocidades nunca antes vistas" de acesso à Internet. Hoje, já se pode navegar a 100 Megabits por segundo (Mbps), mas no futuro pode chegar-se aos 400 Mbps e até aos mil Mbps para operadores de fibra.

Na Internet o potencial de largura de banda é quase ilimitado, o que permite grandes velocidades de 'download' (descarregamento de ficheiros) e 'upload' (envio de dados), que variam consoante o tipo de ligações usadas em casa, a configuração do computador, o tipo de equipamentos utilizados, o tráfego na Internet e os próprios sítios na rede (a maioria não está ainda preparada para a alta velocidade).

Com a espessura de um fio de cabelo, mas a resistência de um fio de aço, a fibra óptica também já oferece novas vantagens na televisão, permitindo a interactividade e disponibilizando imagem e som de alta definição e vários canais em todas os televisores da casa.

Televisão a três dimensões, videoclube com milhares de filmes, jogos, gravação de programas, Pausa TV, Restart TV (que permite retomar um programa sem gravar) e avisos por SMS sobre o início de um programa são exemplos dos serviços que alguns operadores disponibilizam.

Na voz, quase todas as operadoras oferecem chamadas ilimitadas entre redes fixas nacionais e para alguns países do mundo.

Para aceder "à velocidade da luz", os interessados só precisam de ir aos sites dos operadores. Lá ficam a saber se a zona de residência está coberta pela nova rede e depois é só preencher o pedido de adesão, seguindo-se um contacto do operador. Depois, só falta a instalação.

Expresso
Deixe seu Recado