Imprensa

;
23-Mar-2017 09:59 - Atualizado em 23/03/2017 10:16

Empresa Sorocabana promove conceitos sustentáveis em sua concepção

padaria, loja,
2017
Desenvolvida pelo arquiteto Fernando Colagrossi, a Tri.go, inaugurada em 2016 na cidade de Sorocaba, traz o conceito da primeira padaria e loja de conveniência Drive-thru e Walk-Thru à cidade. Nela você pode encontrar soluções de alimentos e bebidas do dia a dia em formatos convinientes a cada necessidade, trazendo comodidade e muita qualidade em seus produtos.

Além dessa inovação no modo operante da padaria, o pilar da proposta arquitetônica do projeto é a sustentabilidade. Ele confere inovações em todo seu processo criativo, desde sua construção até seu processo final de operação.

A maioria dos materiais da obra são reutilizados. Alguns exemplos são: o container, que é a construção principal; os blocos para a via; as bancadas internas (que eram descarte em uma reforma).

padaria, loja,
2017
Já outros são feitos de materiais recicláveis, como é o caso da cobertura feita em metal e o revestimento em madeira, proveniente de áreas de reflorestamento. O projeto foi pensado em todo o ciclo de vida da edificação, desde sua construção, com baixíssima intervenção feita à seco, até o seu descarte final, que poderá ser totalmente retirado/desmontado do terreno sem deixar praticamente nenhum resíduo para a posteridade.

Pensando na eficiência energética, as iluminações externas são de LED e são acionadas a partir de uma fotocélula que acendem e desligam automaticamente, evitando assim o desperdício de energia elétrica, contribuindo significativamente na redução do consumo.

Por ter uma generosa área verde e permeável, as águas pluviais são totalmente retidas dentro do terreno. Com isso, diminuímos o montante lançado para as galerias da cidade, ajudando na diminuição das enchentes. 

padaria, loja,
2017
Além disso, essas áreas contribuem para um microclima mais confortável, diminuindo as chamadas ilhas de calor que encontramos em centros urbanos. Toda a parte de madeira é de reaproveitamento e as vias em que os carros passam permitem o escoamento de água diretamente para o solo. O terreno foi minimamente modificado do seu relevo natural e, onde foram feitas escavações, foram achadas grandes pedras que foram reaproveitadas no paisagismo.

Além da construção, a ideia da loja é apostar em produtores de Sorocaba e região para estimular a geração de renda, movimentando a economia local. Um exemplo disso é que, aos fins de semana, produtores de orgânicos da região poderão vender seus produtos nos jardins da loja.

Conheça esses conceitos modernos e tenha uma experiência agradável, visitando a loja no endereço João Wagner Wey, 768.

 

2017, editor,
2017
 

 

 

 

 

Projeto Desenvolvido por Fernando Colagrossi

Texto com colaboração Automatic House

Deixe seu Recado