Imprensa

;
26-Out-2018 16:11
Reciclagem

Do lixo ao produto: conheça as etapas da reciclagem

outubro, 2018, imprensa,
GOVBA/Flickr

Cuidar do destino do próprio lixo é uma das responsabilidades ambientais que devem ser assumidas por todos, e faz tempo que a reciclagem é encarada como uma atividade rentável na vida de milhões de pessoas. Listamos as principais etapas desta atividade, mostrando o caminho dos resíduos que voltam a ser usados e que reduzem enormes impactos causados pelos padrões de consumo da sociedade.

Identificação
A primeira etapa da reciclagem já começa antes de os resíduos serem levados para a coleta seletiva ou postos de entrega voluntária. Além de depositar cada material em seu devido local, é preciso prestar atenção nas características dos resíduos, que podem ser diferentes, mesmo pertencendo a um mesmo tipo, como os plásticos. Vale também conferir se os produtos estão em bom estado, evitando, por exemplo, garrafas de vidro danificadas e recipientes com água acumulada.

outubro, 2018, editor, Subsecretaria de Comunicação do RJ
SeparaçãoSubsecretaria de Comunicação do RJ
Separação
Na segunda parte da tarefa, os catadores vão separar os resíduos que têm potencial para reciclagem e que pertencem a um mesmo tipo. É uma etapa bem trabalhosa, principalmente no reaproveitamento do plástico, encontrado em diversas formas (PET, PVC, polipropileno etc.), mas depositado, quase sempre, nos mesmos locais.

outubro, 2018, editor, Subsecretaria de Comunicação do RJ
DescontaminaçãoSubsecretaria de Comunicação do RJ

Descontaminação
A descontaminação dos resíduos é uma árdua tarefa realizada nas cooperativas de catadores e indústrias recicladoras, e a qualidade final do material reaproveitado depende totalmente desta etapa. A descontaminação de resíduos é realizada por meio de máquinas e, infelizmente, sofre com a falta de incentivos públicos – a maioria dos equipamentos é produzida nas universidades, que desenvolvem projetos experimentais de tecnologia de descontaminação. É nesta etapa em que uma garrafa de refrigerante, por exemplo, perde o cheiro característico, e as embalagens são totalmente desassociadas ao seu conteúdo anterior.

outubro, 2018, editor, Contrapart/sxc.hu
FornecimentoContrapart/sxc.hu

Fornecimento
Nesta fase, os representantes das recicladoras pesquisam as demandas de produtos reciclados e potenciais compradores. Os principais clientes são empresas de diversas áreas de atuação e órgãos públicos que vêm percebendo a necessidade de reduzir seus impactos no meio ambiente. Os resíduos também são planejados, geralmente em menor escala, para serem fornecidos a arquitetos, designers e artistas.

outubro, 2018, editor, IMs BIDALKRIV/Flickr
Design do recicladoIMs BIDALKRIV/Flickr

Design do reciclado
Para tornar o produto reaproveitado atraente no mercado, representantes da indústria recicladora buscam diversas aplicações para o material, que vão desde a incorporação de pellets, que formam diversos objetos, até a criação de móveis, itens de decoração, roupas etc. Nesta etapa, o trabalho é realizado por outros profissionais contratados (como designers e artistas) e pode ser feito de forma artesanal ou depender de processos mais técnicos.

Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo

Ciclo Vivo
Deixe seu Recado