Imprensa

;
05-Fev-2020 10:02 - Atualizado em 05/02/2020 10:29
Arquitetura Sustentável

Conheça 4 projetos que aliam design e sustentabilidade

Há anos que design, arquitetura e sustentabilidade caminham de mãos juntas. Prova disso são as inúmeras obras de designers e arquitetos, que levam a consciência ecológica para as suas criações.

Pensado para reduzir os impactos negativos no meio ambiente, sem abrir mão do conforto, beleza e praticidade, os projetos de design e arquitetura com viés sustentável, tem como objetivo criar ambientes mais saudáveis e produtivos, reduzindo o consumo de recursos não renováveis e minimizando o desperdício.

Conheça, a seguir, 4 projetos que mostram que o design ecológico e a arquitetura sustentável estão em alta e proporcionam benefícios para muitas pessoas.

janeiro, 2020, editor,
Teatro Wuxi Taihu, China

  • Teatro Wuxi Taihu, China

O teatro em Wuxi fica em uma cidade perto de Xangai, no leste da China, e foi criado pelo Steven Chilton Architects. O projeto foi inspirado no Sea of Bamboo, a maior floresta de bambu da China, com longas colunas brancas posicionadas em torno do edifício.

O teatro possui dois mil lugares e foi projetado para abrigar um show permanente de águas, o House of Dancing Water, do diretor de teatro belga Franco Dragone. À noite, o teatro é iluminado por baixo, tornando-se uma espécie de farol que atrai espectadores encantados pela beleza da obra.

janeiro, 2020, editor,
Oasia Hotel Downtown, Cingapura

  • Oasia Hotel Downtown, Cingapura

Projetado pelo renomado escritório de arquitetura WOHA, o Oasia Hotel Downtown possui 27 andares e é recoberto por uma vegetação, que o torna mais fresco e elegante.

Seus pavimentos permitem espaçosas áreas para lazer e interação social, em meio a uma área urbana. Cada andar possui um jardim aéreo, com aberturas que permitem a circulação de ar, maximizando a ventilação cruzada e valorizando a luz natural e o ar fresco.

janeiro, 2020, editor,
Bancos de madeira que geram energia limpa, Budapeste

  • Bancos de madeira que geram energia limpa, Budapeste

O Hello Wood Studio é especializado em projetar e construir instalações personalizadas e públicas. Com sede em Budapeste, na Hungria, a empresa projetou uma coleção de móveis de madeira inteligentes e sustentáveis para escolas e universidades.

Os móveis são feitos com madeira de origem sustentável e incluem painéis solares com carregadores USB. Os painéis são feitos com resíduos de plástico reciclado e a madeira é proveniente de florestas com manejo responsável.

Os conjuntos de móveis já estão em uso em uma universidade, duas escolas de ensino médio e uma escola primária.

janeiro, 2020, editor,
Torres gigantes que limpam o ar, Nova Déli

  • Torres gigantes que limpam o ar, Nova Déli

O Studio-Symbiosis, na Índia, criou torres circulares com design moderno para limpar o ar de Nova Déli. As torres são capazes de “puxar o ar” poluído e devolvê-lo limpo e filtrado. O estúdio criou duas torres: uma com 60 metros e outra com 18 metros de altura. Ambas serão colocadas em pontos estratégicos da cidade.

Das 30 principais cidades poluídas do mundo, 22 estão localizadas na Índia e Nova Déli é a mais poluída, de acordo com pesquisas. Em novembro de 2018, o nível de poluição foi 20 vezes superior ao recomendado pela Organização Mundial de Saúde, por isso o projeto é tão importante e urgente para os que vivem naquela localidade.

Pensamento Verde
Deixe seu Recado