Imprensa

;
09-Nov-2017 10:50
Redução de Gastos

Como entender o consumo de energia elétrica e com isso tentar reduzí-lo?

energia elétrica, consumo energia elétrica, economia energia elétrica,
Novembro

Com o aumento das tarifas energéticas, muitas pessoas estão buscando medidas para reduzir o consumo de energia elétrica e consequentemente redução de gastos com a conta no final do mês.

É comum as pessoas se preocuparem em apagar todas as luzes ao sair do comodo, não deixar equipamentos ligados sem necessidade entre outras medidas, mas, por outro lado, muitas vezes existem “vilões” envolvidos no consumo de energia que passam despercebidos. Isso se deve ao fato de que o detalhamento do consumo mensal fornecido pela concessionária de energia pode não ser muito esclarecedor, sendo  praticamente impossível de detectar um equipamento que está consumindo mais energia do que o normal apenas com essa forma de medição mensal apresentada na conta.

E como fazer para gerenciar esse consumo e obter redução dos gastos?

Isso pode ser feito através de uma medição inteligente de consumo. Pode-se integrar alguns itens da residência a um sistema de monitoramento de variáveis e, com isso, identificar os picos de energia individualizados por aparelho em tempo real. Assim, se um equipamento estiver apresentando um gasto energético maior do que o necessário pode-se identificar e corrigir  o problema imediatamente.

Além disso, a medição constante de energia pode também prevenir falhas ou quebras de equipamentos de alto custo por excesso de carga, como bombas e motores, ou seja, além de garantir uma redução do consumo de energia através da identificação de fontes desnecessárias de consumo, a medição inteligente de energia pode proporcionar também uma redução em custos de manutenção.

Outra grande vantagem envolvida é que, quando essa medição inteligente é acoplada a um sistema de automação, é possível  que as decisões necessárias para a redução do consumo sejam tomadas sem que alguém atue fisicamente no sistema. O primeiro passo é realizar a medição durante um período de tempo para identificar quais são os fatores que mais influenciam no consumo. Após essa análise, pode ser configurada uma ação específica automática para agir nesse evento prevenindo que gere excesso de consumo desnecessário.

Por exemplo, após um mês de medição é descoberto que uma determinada sala de uma casa fica em funcionamento mesmo quando está vazia (devido a luzes e equipamentos ligados, como ar condicionado e televisor), situação que acarreta em um aumento no consumo de energia. Com o sistema inteligente de medição de consumo, pode ser definida uma programação para que quando a sala estiver vazia, as suas funcionalidades sejam desligadas.

As vezes pequenas mudanças podem transformar o seu padrão de consumo.

Gostaria de saber mais sobre essa solução? Agende uma visita!

Automatic House
Deixe seu Recado