Imprensa

;
07-Jul-2009 12:00 - Atualizado em 16/03/2016 09:08

Como a Automação Residencial pode ajudar no uso racional de energia

Por Eng. Rubens Augusto Romano

Para site Automatic House

 A idéia desta matéria é para exercitarmos conceitos de uso ecológico da eletricidade e como a Automação Residencial pode ser uma grande aliada na conservação de energia e no orçamento domestico.

1. Ao utilizarmos tomadas comandadas poderemos reduzir significativamente o consumo domestico de energia. Programando (habilitando/desabilitando) a energia para equipamentos é possível reduzir o consumo da corrente de stand by requerida. Ao sairmos de casa ou ao nos recolhermos, acione comando ou programa os horários para interromper e envio de energia para estes equipamentos.

2. A boa utilização dos recursos leva a economia. Utilizando a programação de eventos, permite agendar tarefas como desligar luzes e desativar cargas, que consomem energia em stand by. Executando essas tarefas em horários programados, mesmo não estando em sua casa permite otimizar consumo de energia elétrica, sem interferir no conforto.

3. Dimerização de luzes trás grandes vantagens na área de consumo.
O acendimento gradual das luzes aumenta a vida útil das lâmpadas na ordem de 10 vezes gerando economia de materiais e serviços. Devido ao consumo não linear das lâmpadas é possível uma economia de até 40% de energia.

4. A associação de dimerização com sensores de luminosidade pode reduzir acentuadamente o consumo das cargas elétricas. Os sensores de luminosidade disparam cenas de iluminação de acordo com a variação da luz natural captada. Desta forma ao anoitecer, ou ao amanhecer as luzes são comandadas de forma a compensar a entrada de luz natural.

5. Associação do modulo de Áudio/vídeo permite controlar a temperatura do ar condicionado evitando desperdícios. A associação de dispositivo de Automação Residencial permite avaliar a diferença de temperatura e através de módulos solicitam o aumento ou diminuição da potencia do ar condicionado.

Eng. Rubens Augusto Romano
Deixe seu Recado