Imprensa

;
19-Out-2017 13:46 - Atualizado em 19/10/2017 13:57
Automação Residencial

Automação Residencial por Comando de Voz

O uso de assistentes por voz invadiu o campo da automação residencial! Saiba mais sobre suas aplicações e vantagens.

outubro, 2017, imprensa,
Outubro
As soluções de automação residencial estão expandindo cada vez mais sua capacidade de interatividade com o usuário, sendo que a mais recente delas é o lançamento das bases assistentes de voz (voice assistant) pelos gigantes do mercado de inovação (Amazon, Apple, Google), com ênfase na capacidade de utilização destes produtos como interfaces de comando de cenas na residencia.

Os sistemas de conversação e os objetos inteligentes foram apontadas como algumas das 10 maiores tendências de tecnologia em 2017 pelo relatório Gartner e a automação por meio de voz parece ter encontrado de vez o caminho do sucesso.

Com a ascensão da internet das coisas (IoT), a evolução da integração de diferentes equipamentos em uma única plataforma se tornou muito mais comum e frequente.

Apesar de ser uma tendência muito forte atualmente, o uso de tecnologias de voz para controle de automação residencial não é recente, sendo que as primeiras experiências de integração com software de reconhecimento de voz ocorreram na década passada. Porém, essa tecnologia nunca havia conseguido se estabelecer no mercado, jà que era muito precária e trazia problemas na percepção das palavras, gerando uma confusão na execução dos comandos.

Atualmente esse problema foi corrigido com a evolução dos microfones, softwares e o desenvolvimento da técnica deep learning, trazendo credibilidade à solução.

Junto com o incremento de tecnologia, as gigantes marcas que atuam no mercado de inovação entraram nesse segmento para mudar totalmente o estilo de vida de seus usuários. O desenvolvimento de plataformas como Siri (Apple), Watson (IBM) e Alexa (Amazon) tornaram-se peças chave na integração de sistemas, cujas tecnologias de atuação e reação aos comandos recebidos são muito confiáveis e, além de oferecerem uma resposta rápida, os dispositivos tem uma interação muito fácil com a pessoa que o executa, tornando o uso do produto simples e intuitivo.

Alguns especialistas em tecnologia acreditam que, com o avanço de dispositivos wearables, aproxima-se cada vez mais a extinção do uso dos botões, sendo um exemplo a existência de soluções que contam com a utilização do Apple Watch como interface para a configuração de cenas de automação residencial, que podem ser substitutas as interfaces de parede.

Para alguns públicos específicos, como portadores de necessidades especiais e idosos, a vantagem do uso de tecnologias por comando de voz é ainda maior, pois é possível controlar a iluminação, ar condicionado, áudio e vídeo com apenas uma frase.

Quer saber mais sobre como o uso dessa e outras tecnologias? Entre contato conosco e agende sua visita ao nosso show room!

Automatic House
Deixe seu Recado